Ad

terça-feira, 19 de abril de 2011

Aprenda a receita de um delicioso croquete de soja

Está terminando a colheita da maior safra de soja que o Brasil já teve com mais de 70 milhões de toneladas. O Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor, segue o sucesso de outros estados.

Em algumas propriedades, o grão representa mais que bons negócios: é o ingrediente principal de pratos nutritivos.

Na cozinha de Maria Teles, agricultora de Passo Fundo, norte gaúcho, a soja é um ingrediente indispensável. Entre as receitas favoritas está o croquete de soja, que ela ensina como preparar.
Os ingredientes são:
1 litro de água
3 xícaras de soja
3 ovos inteiros
½ xícara de tempero verde
1 xícara de queijo ralado
1 xícara de cebola picada
Sal
1 pitada de açúcar
Farinha de trigo e farinha de rosca

Modo de preparo:
O primeiro passo é colocar os grãos na água e cozinhá-los por cinco minutos. Depois, aperte levemente até que a casquinha solte com facilidade. Retire as cascas que ficam na superfície. Bata bem no liquidificador, com um pouco da água usada para ferver.

Depois de batida e coada, a soja rende três xícaras de um resíduo, uma espécie de farinha úmida, e mais um litro de leite de soja, que pode ir para a geladeira e ser consumido in natura.

O próximo passo é misturar os temperos. Adicione os ovos, o queijo ralado, a cebola picada e o tempero verde. Coloque uma pitada de açúcar, sal a gosto e vá adicionando a farinha de trigo para dar liga. Depois, é só pegar porções em quantias iguais e modelar os croquetes.

Antes de fritar, passe em ovos batidos e na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até ficar dourado. A receita rende cerca de 30 croquetes.

O uso da soja na alimentação é incentivado no Rio Grande do Sul por um programa da Emater. Salete Fontana, extensionista da Emater, conta que a preocupação é com a questão de qualidade de vida de quem mora no campo. "Nesse trabalho a gente prioriza a alimentação saudável e a soja é um dos principais alimentos, fonte de proteína importante, que a maioria das famílias possui no meio rural. O grão é rico em proteína, vitaminas e sais minerais".

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário