Ad

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ARARUTA - Poderosa e vitaminada

Ajude nosso blog.





Para adquirir a Legitima Fécula e Mudas de Araruta acesse o site:

Porém, na zona rural do município de Conceição do Almeida (a 159 km de Salvador), um pequeno produtor e entusiasta dessa planta, Pedro Coni Filho, está buscando formas de torná-la mais conhecida para que os agricultores da região do Recôncavo baiano voltem a plantá-la como mais uma alternativa econômica dentro das propriedades agrícolas.
A araruta vem despertando interesse das indústrias produtoras de amido no Brasil frente a relatos de propriedades diferenciadas desse amido em produtos de panificação. Entretanto, é pouco cultivada e não existe processamento industrial no Brasil.
Para se ter uma idéia, cada 100 kg de araruta são suficientes para a produção de cerca de 20 kg de fécula. Hoje, além de ser difícil encontrar o verdadeiro polvilho de araruta, é raro até mesmo quem cultive a planta.
“O mingau da araruta é muito apreciado no meio rural, mas perdeu-se o costume pela dificuldade de encontrar a fécula. A verdadeira araruta, além do valor nutritivo, tem valor medicinal.
Estamos fazendo os primeiros testes com adubo orgânico”, ressaltou o pequeno agricultor, Pedro Coni Filho. Ele está montando um banco de sementes para fornecê-las aos agricultores da região para que também invistam no cultivo da araruta.

ALIMENTOS – Houve um tempo em que as donas-de-casa preparavam biscoitos, mingaus e bolos com araruta, mas a indústria alimentícia substituiu o polvilho de araruta pelo de mandioca ou pela farinha de trigo ou milho, prejudicando o cultivo da planta.
O agricultor Pedro Coni tem feito um trabalho isolado de revitalização da araruta no Sítio Bom Sucesso, onde iniciou experimentos após ganhar 40 mudas da mais antiga produtora de araruta da região, Jovelina Fagundes dos Santos, de 72 anos, mais conhecida como dona Jovem, uma das poucas produtoras que ainda cultivam araruta.
Dona Jovem iniciou o plantio no Sítio Novo Riachão, em Dom Macedo Costa, com oito pés da planta, em 1982. “Ralava no ralo de lata. O preparo do polvilho é caseiro. Vendia também a farinha da araruta na vizinhança.
Quem não podia pagar, trocava por outros produtos. Com a procura, aumentei o plantio para produção da fécula”, conta.
Na região, somente dona Jovem plantava araruta, por isso distribuiu muitas mudas e raiz, mas hoje não se encontra quem cultive. “Hoje, a produção é pequena e só faço a fécula quando encomendam. Substituí a mandioca pela araruta, que é mais saborosa e faz bem para a saúde”.

DIA DE CAMPO – Com o apoio de várias instituições, como a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com a Embrapa Mandioca Fruticultura, de Cruz das Almas, o Instituto Cooperativo do Desenvolvimento Rural e Econômico (ICR) e a Associação de Produtores Orgânicos do Recôncavo Baiano (Aporba), Pedro Coni organizou um dia de campo reunindo cerca de 100 pequenos agricultores da região. Os trabalhadores conheceram a araruta e aprenderam como cultivar e usar a planta, que tem vários usos, inclusive medicinais.
O médico Antônio Sturaro, 77, pediatra que trabalha em Salvador, é profundo conhecedor da araruta. Sturaro importa de Miami e da Índia a fécula da araruta que utiliza como tratamento.
“Receito minha clientela com problemas digestivos. Extraio a fécula, mas só consigo obter 10%. Isso me custa R$ 1.650 mil por mês”. A fécula da araruta é indicada para pessoas com restrições alimentares ao glúten.
Levíssima | Muito mais leve do que o polvilho da mandioca ou do milho, a fécula da araruta é fina e delicada. Por isso, os biscoitos feitos com araruta dissolvem na boca. A fécula também serve para preparar mingau.
Para a obtenção da fécula, as raízes devem ser lavadas, raspadas, lavadas novamente, moídas e separadas do bagaço. Depois, o processo continua com a secagem até o produto final, a fécula, que é um pó branco. Descascados, são ralados para obter massa, que é, então, lavada com água sobre um pedaço de tecido de algodão ou peneira. A fécula atravessa o tecido e os resíduos ficam retidos

Mingau O mingau de araruta é fácil de fazer, basta diluir três colheres de sopa da fécula de araruta no leite de sua preferência. Depois levar ao fogo, junto com canela em pau e açúcar. Mexer sempre até engrossar. Se preferir, servir com canela em pó

É de casa | A araruta se adapta bem ao clima do Recôncavo, é nativa e de ciclo curto. Até o bagaço serve para compostagem. Além disso, a fibra da araruta serve para recheio de almofadas e travesseiros e a planta pode ser usada para decorar jardins

Sequilhos Para fazer sequilhos de araruta, você vai precisar de 250 gramas de manteiga, 1 quilo de fécula de araruta, meio-quilo de açúcar, um coco ralado e um ovo.
Misture tudo, faça bolinhas e depois é só achatar com um garfo. Leve ao forno médio até dourar

Sagrada | Também é conhecida como planta rezadeira porque, pela tarde, as folhas ficam eretas voltadas para o céu. Usa-se o pó para queimaduras de sol, picadas de cobras e mosquitos. A araruta já era apreciada e cultivada pelos índios antes mesmo da chegada dos portugueses.

Fonte: Seagri


Para adquirir a Legitima Fécula e as mudas de Araruta acesse o site:

16 comentários:

  1. Onde posso encontrar a araruta em Salvador???Em qualquer hipermercado???Ou em lojas especificas???Peço a gentileza de responder pois meu filho não pode consumir gluten e me indicaram a araruta.Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia,
    Você poderá adquirir através dos correios. Nós entregamos para todo o Brasil.
    Entre em contato através do nosso e-mail: contatoararuta@hotmail.com e nos informe a quantidade e o CEP para que possamos calcular o valor do seu pedido. Atenção: Seja rápido pois a procura está sendo grande e não temos muita em estoque.

    ResponderExcluir
  3. Não quero comprar via e-mail,ou melhor,via correio.Gostaria que me passassem a informação de alguma loja ou outro ponto que comercialize o referido produto em Salvador desde que o produto tenha o selo de certificação do produto expedido pelo ministerio da saude,pois sabe-se que muitos estão comercializando a fecula de mandioca e polvilho doce como se fosse araruta.Caso tenham uma loja disponivel favor notificar.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo,
    Se você observar ai na parte superior do nosso Blog tem a Matéria que o Globo Rural fez aqui na residencia do produtor de Araruta Pedro Coni em Conceição do Almeida, você poderá ver que o processo é todo caseiro e não industrial.
    Podemos lhe garantir que o nosso produto é ORIGINAL, e você ao adquirir poderá fazer um teste ai em qualquer instituto e comprovar o que estamos lhe informando.
    A modalidade de venda nossa é pelo correio.
    Caso haja interesse por gentileza entre em contato o mais breve possivel já que muitos pedidos estão chegando e nosso estoque está no fim.

    ResponderExcluir
  5. Dinho,

    Parabéns! quero em breve conhecer esta experiência e tenho certeza que terá muito sucesso.Estou disponivelpara ajudá-lo neste belo projeto.
    Nós podemos fazer plano de desenvolvimento desta atividade, inclusive com ajuda de um amigo agrônomo que já deu vários cursos pelo Sebrae, de sustentabildade do pequeno produtor.
    Um abraço
    Terezinha Coni Aguiar e Diana Coni

    ResponderExcluir
  6. Tenho vários pés de Araruta em meu quintal e tenho preparado biscoitos e mingaus com o polvilho que eu mesma preparo.
    Fico muito feliz que outras pessoas também estejam ligadas nesta maravilha que é a Araruta.
    Desejo sucesso a todos que a comercializam e saúde a todos que a consomem.
    Ana Maria
    Recife _PE

    ResponderExcluir
  7. Ana Maria,
    que é de Recife/PE, gostaria de saber se você com ercializa a ARARUTA ou me indica onde posso encontrar. Gentileza me responder pelo e-mail tidapires@hotmail.com se possível. Grata!

    ResponderExcluir
  8. Preciso saber.
    Araruta é ou nao isenta de fenilalamina?
    Nossa pequena é portadora de FENILCETONURIA. Nao pode consumir alimentos que contenham esta substancia.
    Fico aguardando retorno.
    Grata.
    Guiomar. ( guiomargusmao@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de obter o valor do preco em atacado e de quantos Kg seriam a saca. Por favor, responder no e-mail temlalopes19@hotmail.com.
    Obrigada.
    Telma.

    ResponderExcluir
  10. FECULA DE MANDIOCA É A MESMA COISA Q ARARUTAAAAAAA
    AGURDO RESPOSTAAAAAA

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde
    A Fécula de Mandioca é completamente diferente da Fécula de Araruta.
    A Fécula de Araruta possui mais proteinas e não possui GLÚTEN, além de muitos outros beneficio que ela proporciona.
    Aqui no Blog temos algumas matérias falando da eficácia da Fécula de Araruta.

    ResponderExcluir
  12. ATIBAIA-SP,AONDE ENCONTRO A FÉCULA DE ARARUTA EM MINHA REGIÃO.

    ResponderExcluir
  13. Nós comercializamos a Legitima Fécula de Araruta e entregamos atraves dos correios.
    Para realizar seu pedido basta enviar um e-mail : contatoararuta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Não consegui enviar email, ele voltou. Mas por favor, gostaria de saber quanto custa o féculo de araruta ( polvilho de araruta) e quanto podem mandar....
    meu e-mail alfface@gmail.com
    Atenciosamente
    Ana

    ResponderExcluir
  15. Qual é o endereço onde posso encontrar aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para adquirir a Araruta acesse nosso site
      http://ararutadabahia.loja2.com.br/

      Excluir